Saturday 27 October 2007

A lingua portuguesa tem cá destas coisas!!!!

Dando uma voltinha no oceano da internet, fiquei "encalhada" num blog que achei de muita utilidade no que respeita às definições que dà da lingua portuguesa.

Tudo o que diz faz muito sentido...basta ver uma das definições que dà de "pleonasmo" (clique aqui). Pela mesma ocasião fez-me descobrir uma enciclopedia de português disponivel gratuitamente na internet que muito me espantou por ser...digamos...séria (desculpem tive de parar de escrever porque isto de rir e escrever ao mesmo tempo não dá muito jeito!) e pela sua...hum...originalidade.

Cliquem no link da enciclopedia "O Portuga de A~Z" e juro-vos que vão compreender porque é que ainda não consegui parar de rir! É...como explicar...uma nova visão da nossa lingua. Digo bravo aos prestigiados investigadores que desenvolveram esta obra magnífica!

Algumas dicas: cliquem nas imagens que aparecem ao lado das definições, terão (boas?) surpresas e.g. cliquem, nos pontos vermelhos no homemzinho página 03, ou na panela do cozido à portuguesa na página 07, na seta verde na página 05, mesma coisa para a definição de emigrante na página 11 (oh meu Deus que tenho de me rebolar no chão de tanto rir), enfim...deixo-vos descobrir...todas as imagens ao lado das definições têm links e se clicarem vão descobrir maravilhas!!!

(recomendo...ai se recomendo a visita à definição da letra "P" página 33 - passem com o rato por cima das definições para compreender do que se trata...mesma coisa para a página "musica").

BOA LEITURA!!!!!

6 comments:

  1. Ena! Realmente tens razão, é cà uma enciclopedia. Não consigo esquecer a definição da letra "P"! Como dizes, quase que tive de me rebolar no chão de tanto rir! Obrigado e continua a fazer-nos descobrir obras tão úteis!

    ReplyDelete
  2. Angelinha, Angelinha...porta-te bem mulher! Mas cá entre nós, obrigado pela teu bom humor!
    Beijocas

    ReplyDelete
  3. Eu sei, mas quem tem vontade de ser sempre seria? Não posso evitar de ser um pouco "sapeca" muitas vezes!

    :-D

    ReplyDelete
  4. "Sapeca"? Seria divertido saber que tipo de definição a tua enciclopedia daria da palavra sapeca. E quanto a seres "sapeca" és muito mais do que isso mulher terrível! É por isso que as/os teus amigo(a)s te adoram!
    Força, continua
    Beijocas

    ReplyDelete
  5. Prima, ja me ri, so pelo facto de imaginar a tua boca de espanto ao leres essa "famosa" obra de investigação. Atenção q tb pode ser uma visão diferente da nossa lingua.
    Depois irei lá aceder ao link, ainda não o fiz, porque Aproveito agora o tempo que me disponibilizam para eu fazer uma visita curta aos blogs amigos.
    beijinhos deste cantinho á beira-mar implantado

    ReplyDelete
  6. Olà primo,

    Boca de espanto? É muito pouco para explicar a reação que tive ao descobrir esta obra emerita! Olhos esbugalhados e boca de espanto com o cerebro a perguntar se estava a ver bem ou se tinha de ir buscar os óculos! Mas que divertido. Eu sei, a enciclopedia està cheia de "clichés" mas como diria meu irmão "é bué de divertida"!!!
    Beijocas

    ReplyDelete